EDUCAR

EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA.

AUGUSTO CURY.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

projeto brincando e aprendendo


Seringueiras, Rondônia.
Escola E.E.F. Rui Barbosa de Oliveira
Turma: 4º ano A
Professora: Vania Aparecida da Silva Evangelista

Projeto: Brincando e aprendendo.
Justificativa:
Analisando a freqüente indisciplina dos alunos, bem como a dificuldade de convivência em grupo e a troca de experiências entre os mesmos, viu-se a necessidade da elaboração do presente projeto que busca através das brincadeiras antigas, resgatar esses valores tão essências para a convivência diária entre professore e aluno e aluno/aluno, procurando ainda motivar os mesmos a valorizar e aprender com as brincadeiras.

Objetivo geral
·        Motivar o resgate das brincadeiras em grupo, incentivando o trabalho em equipe e o respeito pelas diferenças.

Objetivos específicos
·        Valorizar as brincadeiras em equipe.
·        Respeitar as diferenças e limites dos colegas;
·        Proporcionar momentos lúdicos de troca de experiências entre os educandos;
·        Conhecer e respeitar regras;
·        Reconhecer os limites do próprio corpo;
·        Estimular o trabalho em equipe;
·        Desenvolver a interpretação e produção de texto e a coordenação motora e agilidade dos participantes.

Metodologia
Roda de conversa sobre regras e brincadeiras e sobre a importância do brincar para o corpo e para a mente.
Levantamento e listagem no quadro das brincadeiras conhecidas pela turma.
Divisão da turma em dupla e distribuição das brincadeiras para as duplas pesquisar e apresentar na data programada.
Pesquisa na internet sobre as brincadeiras listadas.
Inicio da realização das brincadeiras.
Cada dia uma dupla ira apresentar suas brincadeiras. E ao final das brincadeiras a turma fará um breve relato no caderno sobre as brincadeiras e o que acharam da explicação da dupla.
Ao final das apresentações a turma ira escolher as brincadeiras que mais gostaram para a confecção de gráficos e produção de texto para expor no mural da escola.

Cronograma
O projeto será desenvolvido em três semanas. Sendo que uma semana será dedicado para apresentação do projeto, para levantamento de dados e pesquisa das brincadeiras escolhidas.
E as outras duas semanas para realização das brincadeiras. E confecção do mural com os gráficos e as produções feitas em sala.

Recursos
Lápis, quadro, pincel para quadro, corda, bola de vôlei, bola de bets, peteca, anel, giz, pedras, cadeiras, aparelho de som, CD ou  Pendrive com música,  computador, maquina fotográfica, colher, sacos, ovos cozidos, barbante, pedaços de madeira, litros de refrigerante, bolinhas de gude, pano para vendar os olhos, elástico, folhas de sulfit, régua, lápis de cor, canetinha.

Avaliação
A avaliação será contínua, e com base na observação da participação, agilidade, respeito as regras, trabalho em equipe, respeito ao próximo e domínio e explicação das brincadeiras.



   

 Brincadeiras citadas pelos alunos e ordem de apresentação.
1º dia
Cabra-cega
Rouba- bandeira
Queimada
Peteca
2º dia
Bets
Cabo de guerra
Amarelinha
Ovo choco
3º dia
Passa anel
Cai no poço
Raminho verde
Queimei
4º dia
Pula macaco
Dança das cadeiras
Corrida do saco
E pula tábua que será substituída por Seu bobo.
5º dia
Ovo na colher
Pique no alto
Barata
Céu/terra
6º dia
Mole/duro
Bolinha de gude
Pedrinha ou belisco
Rede de peixes
7º dia
Bobinho
Pula corda
Estátua
Esconde/esconde
8º dia
Morto vivo
Bate rebate
Elástico
Corda dupla
9º dia
Pisca
Pé na lata
Garrafa envenenada
Pique no baixo
10º dia
Pega ladrão
Coelho na toca
O caçador e a raposa
Elefante colorido



Nenhum comentário:

Postar um comentário