EDUCAR

EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA.

AUGUSTO CURY.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PLANO DE AULA.

 PLANO DE AULA SEMANAL.


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA DE OLIVEIRA.TURMA: 4º ANO A.PROFESSORA: VANIA APARECIDA DA SILVA EVANGELISTA.


v  DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, ARTES, ENSINO RELIGIOSO.
v CONTEÚDOS:
·         GENEROS TEXTUAIS (HISTÓRIA EM QUADRINHOS, TEXTO NARRATIVO, INFORMATIVO E POÉTICO).
·         PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
·         DIMINUTIVO
·         SEPARAÇÃO DE SÍLABAS E CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS.
·         SUBSTANTIVOS
·         ADJETIVOS
·         SINAIS DE PONTUAÇÃO
·         ORDEM ALFABÉTICA
·         VERSOS E ESTROFES
·         ANTÔNIMOS
·         CENTENA MAIS PRÓXIMA
·         SUCESSOR E ANTECESSOR
·         NÚMEROS POR EXTENSO
·         MULTIPLICAÇÃO
·         DIVISÃO
·         UNIDADE, DEZENA, CENTENA, UNIDADE, DEZENA E CENTENA DE MILHAR.
·         COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS.

v  OBJETIVOS:
·         CONHECER OS GENEROS TEXTUAIS.
·         INCENTIVAR A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO.
·         AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
·         EMPREGAR CORRETAMENTE A ORTOGRAFIA E OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
·         COMPREENDER A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DOS NÚMEROS NO DIA A DIA.
·         TRABALHAR COM AS QUATRO OPERAÇÕES.
·         RECONHECER NÚMEROS.

v METODOLOGIA:
v  1º DIA:  
LER E INTERPRETAR HITÓRIA EM QUADRINHO.
PRODUZIR TEXTO RELATANDO A RELAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE.
PINTURA
LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO E INTERPRETAÇÃO.

v 2º DIA:
PRODUÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO ( ACONTECIMENTOS DA CIDADE).
SEPARAÇÃO DE SÍLABAS
ESCREVER O DIMINUTIVO DAS PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO.
PRODUÇÃO DE TEXTO (ESCREVER O QUE VOCÊ SABE SOBRE O SORVETE).
v 3º  DIA:
PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (FALANDO DO MEIO AMBIENTE).
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NARRATIVO (O MACACO E O PEIXE).
RETIRAR DO TEXTO: SUBSTANTIVOS, PALAVRAS MONOSSÍLABAS, DISSÍLABAS, TRISSÍLABAS,  POLISSÍLABAS, E OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
PROCURAR 18 PALAVRAS NO CAÇA-PALAVRAS E DEPOIS ESCREVÊ-LAS EM ORDEM ALFABÉTICA.
v 4º DIA:
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO POEMA: A CASINHA.
TRABALHAR O QUE É VERSO E ESTROFE.
IDENTIFICAR O TIPO DE TEXTO LIDO.
IDENTIFICAR A QUANTIDADE DE VERSOS E ESTROFES PRESENTE NO TEXTO.
IDENTIFICAR QUEM É  A AUTORA DO TEXTO.
v 5º DIA:
CRUZADINHA DOS ANTÔNIMOS.
ENCONTRAR OS ADJETIVOS CORRESPONDENTES AOS SUBSTANTIVOS.
OBSERVAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E FORMAR ADJETIVOS.
ENCONTRAR A CENTENA MAIS PRÓXIMA.
ENCONTRAR O SUCESSOR E O ANTECESSOR DOS NÚMEROS.
v 6º DIA:
RESOLVER CONTAS DE MULPTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.
ESCRITA DE NÚMEROS POR EXTENSO.
RESOLVER AS CONTAS E DISTRIBUIR OS NÚMEROS SEGUINDO A ORDEM QUE OCUPA (UNIDADE, DEZENA, CENTENA, UNIDADE DE MILHAR, DEZENA DE MILHAR E CENTENA DE MILHAR.
ATIVIDADES ENVOLVENDO COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS.

RECURSOS:
·         PINCEL  ATÔMICO.
·         LÁPIS DE COR
·         CANETA
·         LÁPIS
·         MATERIAL IMPRESSO
·         QUADRO
·         PAPEL SULFITE
·         IMPRESSORA
·         PENDRIVE
·         COMPUTADOR

         AVALIAÇÃO:
·         A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, CONSIDERANDO O INTERRESSE E A PARTICIPAÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL DOS ALUNOS.

        CRONOGRAMA:
·         AS ATIVIDADES PROPOSTAS SERÃO DESENVOLVIDAS ENTRE OS DIAS 11 A 19 DE JUNHO DE 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário