PLANO DE AULA SEMANAL.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA DE OLIVEIRA.TURMA: 4º ANO A.PROFESSORA: VANIA APARECIDA DA SILVA EVANGELISTA.
v DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, ARTES, ENSINO RELIGIOSO.
v CONTEÚDOS:
· GENEROS TEXTUAIS (HISTÓRIA EM QUADRINHOS, TEXTO NARRATIVO, INFORMATIVO E POÉTICO).
· PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
· DIMINUTIVO
· SEPARAÇÃO DE SÍLABAS E CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS.
· SUBSTANTIVOS
· ADJETIVOS
· SINAIS DE PONTUAÇÃO
· ORDEM ALFABÉTICA
· VERSOS E ESTROFES
· ANTÔNIMOS
· CENTENA MAIS PRÓXIMA
· SUCESSOR E ANTECESSOR
· NÚMEROS POR EXTENSO
· MULTIPLICAÇÃO
· DIVISÃO
· UNIDADE, DEZENA, CENTENA, UNIDADE, DEZENA E CENTENA DE MILHAR.
· COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS.
v OBJETIVOS:
· CONHECER OS GENEROS TEXTUAIS.
· INCENTIVAR A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO.
· AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
· EMPREGAR CORRETAMENTE A ORTOGRAFIA E OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
· COMPREENDER A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DOS NÚMEROS NO DIA A DIA.
· TRABALHAR COM AS QUATRO OPERAÇÕES.
· RECONHECER NÚMEROS.
v METODOLOGIA:
v 1º DIA:
LER E INTERPRETAR HITÓRIA EM QUADRINHO.
PRODUZIR TEXTO RELATANDO A RELAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE.
PINTURA
LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO E INTERPRETAÇÃO.
v 2º DIA:
PRODUÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO ( ACONTECIMENTOS DA CIDADE).
SEPARAÇÃO DE SÍLABAS
ESCREVER O DIMINUTIVO DAS PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO.
PRODUÇÃO DE TEXTO (ESCREVER O QUE VOCÊ SABE SOBRE O SORVETE).
v 3º DIA:
PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (FALANDO DO MEIO AMBIENTE).
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NARRATIVO (O MACACO E O PEIXE).
RETIRAR DO TEXTO: SUBSTANTIVOS, PALAVRAS MONOSSÍLABAS, DISSÍLABAS, TRISSÍLABAS, POLISSÍLABAS, E OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
PROCURAR 18 PALAVRAS NO CAÇA-PALAVRAS E DEPOIS ESCREVÊ-LAS EM ORDEM ALFABÉTICA.
v 4º DIA:
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO POEMA: A CASINHA.
TRABALHAR O QUE É VERSO E ESTROFE.
IDENTIFICAR O TIPO DE TEXTO LIDO.
IDENTIFICAR A QUANTIDADE DE VERSOS E ESTROFES PRESENTE NO TEXTO.
IDENTIFICAR QUEM É A AUTORA DO TEXTO.
v 5º DIA:
CRUZADINHA DOS ANTÔNIMOS.
ENCONTRAR OS ADJETIVOS CORRESPONDENTES AOS SUBSTANTIVOS.
OBSERVAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E FORMAR ADJETIVOS.
ENCONTRAR A CENTENA MAIS PRÓXIMA.
ENCONTRAR O SUCESSOR E O ANTECESSOR DOS NÚMEROS.
v 6º DIA:
RESOLVER CONTAS DE MULPTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.
ESCRITA DE NÚMEROS POR EXTENSO.
RESOLVER AS CONTAS E DISTRIBUIR OS NÚMEROS SEGUINDO A ORDEM QUE OCUPA (UNIDADE, DEZENA, CENTENA, UNIDADE DE MILHAR, DEZENA DE MILHAR E CENTENA DE MILHAR.
ATIVIDADES ENVOLVENDO COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS.
RECURSOS:
· PINCEL ATÔMICO.
· LÁPIS DE COR
· CANETA
· LÁPIS
· MATERIAL IMPRESSO
· QUADRO
· PAPEL SULFITE
· IMPRESSORA
· PENDRIVE
· COMPUTADOR
AVALIAÇÃO:
· A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, CONSIDERANDO O INTERRESSE E A PARTICIPAÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL DOS ALUNOS.
CRONOGRAMA:
· AS ATIVIDADES PROPOSTAS SERÃO DESENVOLVIDAS ENTRE OS DIAS 11 A 19 DE JUNHO DE 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário