EDUCAR

EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA.

AUGUSTO CURY.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Projeto Jornal Rui















Projeto
PROJETO JORNAL EM SALA DE AULA


INTRODUÇÃO
 Ao produzir um jornal em sala de aula, da importância ao processo de produção,vendo a falta de hábito pela leitura e construção de textos sem objetivo, e também a falta de um veículo de comunicação local para divulgar e circular na escola, que envolvesse leituras interessantes e textos diversos produzidos pelos discentes, houve a preocupação e a necessidade de valorizar suas produções,reforçando o espírito crítico fazendo a interpretação. Decidimos então, juntamente com os alunos a realização do “Projeto Jornal em Sala de Aula”.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Considerando que o jornal abre um grande leque de assuntos pertinentes na sociedade, aborda temas diversificados ele não deixa de ser interdisciplinar, pois compara opinião de notícias junta as disciplinas num só objetivo. Como resumem Santos e Pinto, ( p.142 ano 2007)
“O jornal escolar, juntamente com outras formas e canais de expressão, pode ser um espaço importante de os alunos tomarem a palavra e darem a conhecer o que acham e significativo ou que precisam; tomarem públicas as suas inquietações, seus desejos, seus sonhos  trazerem ao debate os assuntos quentes, desenvolverem as distintas linguagens gráficas  etc...”
Tomada a decisão por trabalhar com o jornal veio a possibilidade de expandir e ensinar as características de cada  gêneros textual. De acordo com Bernard Sheiwly e Joaquim Dolz
“O trabalho com um gênero é o resultado de uma decisão didática que visa proporcionar ao aluno conhecer melhor, apreciá-lo ou compreende-lo pra que ele se torne capaz de produzi-lo na escola ou fora dela”.
Dessa forma estaremos valorizando o conhecimento prévio do aluno conduzindo-o a  norma culta,  fazendo-o tirar proveito na vida, dentro e fora da escola, estaremos também proporcionando a oportunidade de fazer bom leitores, é o nosso papel enquanto professor  .  Segundo Irandi Antunes.
“O ensino da gramática na escola precisa ir além, significa estimular a leitura, a escrita e a exploração da oralidade, ampliar ao repertório dos alunos sobre assuntos e temas diferentes, estudar as propriedades das mensagens e explorar os comportamentos linguísticos, abordando as funções do emissor, o receptor, a situação e a linguagem com seus devidos papeis”.

JUSTIFICATIVA


Tendo em vista a falta de hábito pela leitura, escrita e leitura de diferentes gêneros e tipos textuais dos nossos alunos faz-se necessário à realização desse projeto jornal na escola com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e escrita e possibilitando os alunos a ter contato com meios de informatização existente ,reconhecendo seu papel como criadores e avaliadores do seu trabalho.
OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos alunos o contato e a leitura de diferentes gêneros textuais produzidos por eles, e a realização do trabalho em equipe, promovendo a leitura ágil e atraente.
                                     
BJETIVO ESPECÍFICO

- Criar momentos para troca de opiniões.
- Montar um jornal escolar com auxílio do computador, utilizando seus recursos na estruturação e expondo no mural após confeccionado .
- Gerar troca de ideias e discussões entre os alunos e professores envolvidos no projeto.
- Proporcionar leitura e produções de diversos textos jornalísticos.
- Possibilitar o contato com diversos tipos de jornais analisando a impressão dos mesmos.
- Criar oportunidade de interação da comunidade escolar
- Desenvolver trabalho em equipe salientando a importância do trabalho coletivo. Escolar.
- Propiciar aos alunos e professores e demais profissionais da escola, o acesso à cultura, informação, estimulando a leitura.


MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SER UTILIZADAS
Jornal (mídia impressa) e computador (Internet).

PÚBLICO - ALVO

Alunos do 4º ano  e as turmas do 5º ano .
 Local E.E.E.E.F RUI BARBOSA DE OLIVEIRA
Com duração de duas semanas


 METODOLOGIA 
                                                       
No primeiro momento serão apresentados e debatidos em sala de aula alguns temas polêmicos e de interesse dos alunos noticiar e opinar, fundamentando assim as variedades de textos existentes nos jornais.
No segundo momento trabalharemos as produções de textos informativos classificados, anúncios, horóscopos e dados artísticos, pesquisas dentro e fora de sala, com aulas dialogadas e expositivas. A partir daí a elaboração do jornal com várias notícias acontecimentos atual e da comunidade escolar, visando o público alvo que terá conhecimento das informações através do jornal, o qual também informará o endereço do Blog onde estarão editados todos os jornais produzidos.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:

proposta  das ações a serem realizadas com os alunos do 4º e 5º anos.

a)      Contato e manuseio de vários jornais diariamente, analisando a estrutura dos mesmos.
levar para sala de aula jornais para que os alunos possa manuseá-los, fazendo leitura.
b)       Produção escrita, leitura, analise e revisão, das seções de um jornal direcionado à comunidade escolar.
c)      Acesso a jornais online.
levar os alunos ao laboratório da lie para que os alunos tenha contato de alguns jornais do país na versão online para que possam sentir as diferenças ou semelhanças com relação à leitura do noticiário.
d)     Escolha de um nome para o jornal que será criado
os alunos deverão escolher um nome para o jornal que será elaborado pelos alunos.
Produção e divulgação do jornal escolar no mural, bem como onde reuniremos.
 para toda a comunidade escolar, os alunos no pátio mostraremos, através da data show, o resultado do trabalho desenvolvido: o jornal da e.e.e.f. rui barbosa de oliveira.
Criação do blog para a professorarui@gmail.com, onde serão publicadas todas as produções do jornal.

Avaliação: A avaliação será contínua durante todo o projeto. Será avaliada a criatividade, participação dos alunos no desenvolvimento das atividades que farão parte do jornal.   

Referências:

“Maria Alice Faria , Juvenal Zanchetta Jr . Para ler e fazer o jornal em sala de aula”
 Pág.2007 pág.150 a 158 Revista Nova escola, editora abril pagina 40. Dolz Joaquim Shnuwly Bernarde
Irandí Antunes.  Livro:  EAD- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pagina 110 e 111 - Obra Organizada pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil )
Apostila , COMO FAZER O JORNAL EM SALA DE AULA , do programa salto para o futuro , exibida no canal Futura  



  

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